Vantagens do ensino a distância (EaD)

Muitas vezes, o ensino a distância é visto como uma modalidade com a qual não se consegue o mesmo.
Vantagens do ensino a distância (EaD)

Muitas vezes, o ensino a distância é visto como uma modalidade com a qual não se consegue o mesmo aproveitamento do que em sala de aula. Por ter um formato de aula diferente do que estamos acostumados, o EaD exige adaptação de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, educadores, alunos e pais ou responsáveis.

Contudo, quando essa familiarização com a dinâmica de aula remota se consolida, podemos observar diversas vantagens, muitas delas também se aplicando a alunos da Educação Básica. Conheça esses benefícios:

- Protagonismo: o estudante passa a ter maior autonomia nos estudos, tornando-se protagonista do seu aprendizado ao poder seguir o seu próprio ritmo de estudo e revendo conteúdos quando necessário e explorando novas possibilidade de adquirir conhecimento.

- Flexibilidade: o ensino a distância oferece flexibilidade de horários e locais de estudo, permitindo que o aluno possa alterar sua rotina com maior facilidade. 

- Todavia, isso não deve ser uma abertura para desleixo ou falta disciplina.

- Comodidade: o fato de poupar deslocamentos não só promove economia de tempo e dinheiro como torna o ensino mais acessível para estudantes que residem em lugares mais distantes da escola.

- Disponibilidade: a combinação dos dois tópicos anteriores é a garantia de disponibilidade, ou seja, o estudante pode estudar quando e onde achar mais adequado por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

- Aprofundamento dos conhecimentos: o mundo virtual oferece maneiras mais interativas e conteúdos complementares para a apresentação das matérias, possibilitando um aprofundamento dos conhecimentos nas mais variadas disciplinas – sem contar a atuação direta no desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas e comportamentais.